PREFEITO GILSON CONFIRMA VIAGEM A APARECIDA PARA A ROMARIA NACIONAL DO TERÇO DOS HOMENS
- profademircomunica
- há 1 dia
- 3 min de leitura
Atualizado: há 14 horas
Evento acontece entre os dias 6 e 8 de fevereiro

Entre 6, 7 e 8 de fevereiro, o Santuário Nacional de Aparecida (SP) irá acolher sua maior romaria anual. Durante três dias, a Romaria Nacional do Terço dos Homens enche a Casa da Mãe Aparecida durante as celebrações em sua 18ª edição. Com o tema “Terço dos Homens: Com a fé de Maria, rezamos pela família!” e o lema “Eu e minha casa serviremos ao Senhor” (Js 24,15), os peregrinos acompanham as missas e o tão aguardado Terço Solene e Consagração no Altar Central do templo mariano.
A expectativa entre os grupos, que partem de diversas localidades de todo Brasil, crescem a cada dia, à medida que a data da Romaria se aproxima, sobretudo, neste ano de 2026, em que o encontro conta com uma novidade: o sorteio de 50 Capelinhas Missionárias, em parceria com projeto Aparecida pelo Brasil. Cada grupo inscrito para o encontro estará concorrendo e poderá ficar com a Capelinha por um ano inteiro em sua comunidade.

Foto-arquivo de 2017, quando Gilson ainda era vereador
NANUQUE PRESENTE - De Nanuque, como sempre faz há muitos anos, o prefeito Gilson Coleta Barbosa, católico fervoroso, seguirá em romaria até a cidade paulista, acompanhado dos demais membros do grupo O Terço dos Homens. Viagem está prevista para o dia 5/2, quinta-feira.
Muitas são as motivações para a oração do terço. Através dos tempos, a Igreja reiterara a importância do Rosário para a fé cristã. “Quanto mais fixamos o pensamento na íntima natureza do Rosário, tanto mais claramente se nos manifesta a sua excelência e utilidade. E por isto cresce em Nós o desejo e a esperança de que a Nossa recomendação seja tão eficaz que dê o mais amplo desenvolvimento a esta santíssima oração, difundindo-lhe sempre mais o conhecimento e a prática.” (Papa Leão XIII, Carta Encíclica Iucunda Semper Expectatione, 2)
Com a Capelinha Missionária, levar o Terço e a esperança aos lares do Brasil

Para Tarcísio Cardoso Brito, coordenador do terço de Nanuque (MG), a expectativa de ser um dos contemplados no sorteio é grande. “Assim que as inscrições foram abertas, já fiz a minha inscrição, confesso que estou com o coração esperançoso de ser um dos sorteados para ganhar a Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida”, conta.
Sua esperança reverbera ainda do que foi vivido em 2025, durante o Ano Santo. “Vivendo ainda as boas lembranças do Ano Jubilar, como a Mãe Aparecida, também quero ser um peregrino de esperança. Assim como Ela, quero ir ao encontro e colocar-me a serviço dos mais necessitados. Mãe Aparecida, olhe por nós!”, complementa Tarcísio.
Gratidão em pertencer
Nas palavras do Papa Leão XIII, sobre a oração do Santo Terço, “de modo especial aos associados que praticam a devoção do Rosário se adaptam às palavras que S. Paulo dirigia aos novos discípulos de Cristo: "Chegastes ao monte de Sião e à cidade do Deus vivo, à Jerusalém celeste e às miríades de Anjos" (Heb 12, 22)” (Carta Encíclica Augustissimae Virginis Mariae, 11). Assim o fazem os homens que assumem o compromisso de rezar reunidos a oração que Maria nos ensinou.
“Se a prática do Rosário for retamente seguida, de modo a poder ostentar toda a eficácia que lhe é intrínseca, não somente aos simples indivíduos, mas também a toda a sociedade, trará a maior utilidade” (Papa Leão XIII, Carta Encíclica Laetitiae Sanctae, 2).
COMENTÁRIO DE TARCÍSIO, COORDENADOR - “Ser um homem do terço é maravilhoso, uno-me aos outros Irmãos e juntos oramos por nossas famílias, por todo o mundo que necessita das diversas situações existenciais. E, quando estamos reunidos no Santuário de Aparecida, tudo toma uma proporção maior ainda, as conversas e testemunhos são muito parecidos: homens que estavam distantes de Deus, da Igreja e muitos também distantes da família, e através da participação efetiva no Terço dos Homens tudo mudou, e estar em Aparecida é sinônimo de vitória. Graças a Deus nós homens estamos retornando e assumindo verdadeiramente o papel de sacerdotes da casa, e queremos cada dia mais dizer: Eu e a minha casa serviremos ao Senhor (Js 24,15).”
Tarcísio Cardoso Brito, Nanuque/MG
“Que, mediante o Rosário, os mistérios augustos desta fé penetrem tão profundamente nas almas, que nós possamos - queira-o Deus! -"imitar aquilo que eles contêm, e alcançar o que prometem!"” (Papa Leão XIII, Carta Encíclica Fidentem Piumque Animum, 16). [Com informações de: https://www.a12.com/familiadosdevotos/revistadeaparecida]





Comentários