NIDE ADMITE INDECISÃO SOBRE CANDIDATURA EM 2024: “SOMENTE DEUS SABE O DESTINO DAS PESSOAS.”
- profademircomunica
- 11 de abr. de 2023
- 4 min de leitura
“Vou completar 78 anos de vida bem de saúde, caminhando 8 km por dia, fazendo academia...”

Quando Nide Alves de Brito foi eleito prefeito de Nanuque pela primeira vez, aos 31 anos de idade, em 1976, o atual Gilson Coleta Barbosa ainda era uma criança, um garoto de apenas oito anos; hoje está com 55.
Daqui a quatro meses, em agosto, Nide completa 78 anos e tem no currículo três mandatos de prefeito (1977-1982, 1989-1992 e 2009-2012). Ainda continua acompanhando o desenrolar dos fatos políticos. Na semana passada, ele concedeu entrevista ao OBJETIVO NEXUS.

47 ANOS ATRÁS - Cartaz da campanha eleitoral de 1976 com Nide candidato a prefeito e Antonio Louzi, candidato a vice, pela Arena (Aliança Renovadora Nacional), partido político criado em 1965 com a finalidade de dar sustentação política à ditadura militar instituída a partir do Golpe de Estado no Brasil em 1964. A Arena existiu até 1979. Depois, a legenda foi rebatizada com o nome de Partido Democrático Social (PDS). Mais tarde, um grupo de políticos do PDS abandonou o partido e formou a Frente Liberal, transformada em Partido da Frente Liberal (PFL), que depois virou DEM (Democratas) e, atualmente, é o União Brasil.
CANDIDATURA EM 2024
Perguntado se ainda pretende candidatar-se, Nide respondeu: “Ainda não tomei decisão sobre candidatura em 2024. Somente Deus sabe o destino das pessoas, o futuro é sempre uma incógnita para todas as pessoas, a começar da existência da própria vida e outros elementos que compõem a nossa existência.”
ZEMA E LULA
Sobre o desempenho dos governos estadual e federal, o ex-prefeito comentou: “Acho que o governador Zema está indo bem, fazendo um governo com obras, serviços e realizações, e tudo indica que seja uma administração austera, séria, sem corrupção, sem desvio e malversação de recursos públicos, com ênfase para sua reeleição que o povo mineiro o recolocou para governar nossa Minas Gerais.”
"No plano federal, o presidente Lula está procurando acertar, estimular a economia, melhorar a saúde, educação. Ele precisa fazer um ótimo mandato, pois foi eleito democraticamente pela terceira vez."
VOTO EM BOLSONARO
“Votei em Bolsonaro, mas, como brasileiro e cidadão, estou torcendo pelo desenvolvimento do nosso país, notadamente na saúde, educação, segurança, agronegócio, infraestrutura, transporte, saneamento e outros setores que possam melhorar a qualidade de vida do povo brasileiro. Não sou político que conspira contra o progresso no plano municipal, estadual e federal. Defendo a democracia, o estado de direito, a segurança jurídica, o total respeito à nossa Constituição.”
PREFEITO GILSON
Sobre o mandato do atual prefeito Gilson Coleta, Nide analisou: “Nos primórdios da administração municipal, estava indo muito mal, mas com o passar do tempo melhorou um pouco, bom que está pagando em dia os funcionários e fazendo o calcamento de algumas ruas e asfalto da ladeira da Santos Dumont, com recursos de emendas parlamentares.”
E acrescentou: “Na minha concepção, um prefeito deve ser bom gestor, sério, e não deixar a administração se envolver em corrupção, desmando, superfaturamento, desvio e malversação dos recursos públicos. A honestidade e probidade devem começar com o exemplo de austeridade do prefeito e se estender pelos secretários e funcionários municipais.”
OBJETIVO NEXUS – Em agosto, o senhor completa 78 anos. Admitindo uma candidatura, o peso da idade não lhe incomoda? Como vai de saúde? Tem atividade física permanente? Enfim, como está o Nide no aspecto mental, espiritual e físico à beira dos 80 anos?
NIDE – "Quanto à idade, parece que não tem peso ou que possa trazer alguma incomodacão. De fato, como o disse, vou completar 78 anos de vida, bem de saúde, caminhando 8 km por dia, fazendo academia, alimentando de forma saudável, dormindo bem, família harmoniosa e unida, encontrando-me muito bem no aspecto físico, mental e espiritual. Leio, assisto filmes, me envolvo na atividade rural, curto a natureza, os pássaros, os rios, as flores, as árvores, as florestas, o mar, escrevo livros, artigos etc. Sinto-me pleno, inteiro, alegre, feliz, gosto dos meus amigos, colegas das pessoas, gosto da nossa cidade, de nossa história, tanto assim, podendo dizer que tenho o cordão umbilical ligado ao nosso Município. A prova maior e eloquente é que já fui eleito três vezes prefeito de Nanuque, único na história municipal a sê-lo."
OBJETIVO NEXUS - Verifica-se que o senhor é um usuário permanente de redes sociais, sempre postando assuntos diariamente, mas o seu foco raramente está na política. Por que evita comentar assuntos relativos à política?
NIDE – "Na verdade, assuntos de autoajuda, alimentação saudável, atividade física e outros pertinentes e verossímeis me empolgam sobremaneira, e os comento com profusão, porque é uma maneira de levar o conhecimento para terceiros; entretanto, praticar as coisas certas e operar mudanças estruturais no comportamento e costumes, é muito difícil, e para muitos torna-se inatingível. Assuntos políticos na esfera municipal, deixo-os de comentá-los, para evitar intrometer nos assuntos da administração local, embora considero que deveria fazê-lo com maior frequência e melhor participação na vida social, política e econômica de nossa comunidade. Também reitero que deveria estender os comentários políticos para a área estadual e federal, termina que a omissão não é o melhor caminho para uma vida cidadã. A cidade é nossa, nos pertence, é do povo, e o seu destino e o próprio desenvolvimento dependem de nossa participação, de ser ativo, proativo, com envolvimento nos diversos cenários, conteúdos e contextos que permeiam e envolvem nosso Município. Algumas pessoas me cobram maior engajamento e participação na vida política municipal, estadual e federal. Deverei fazê-lo com opinião, ideia, comentário, sobre os diversos assuntos que envolvem a realidade nacional."
<>





Comentários