ÓRGÃO DO MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL RECONHECE SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA EM NANUQUE
- profademircomunica
- 16 de dez. de 2021
- 2 min de leitura
Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil relacionou 27 municípios mineiros

Alexandre Lucas Alves, titular da Sedec
A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) do Ministério do Desenvolvimento Regional reconheceu a situação de emergência de mais 27 municípios mineiros, em razão das chuvas intensas na região. A Portaria nº 3.178, de 15/12/2021, foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 16 de dezembro, assinada pelo secretário Alexandre Lucas Alves
Estão com situação de emergência reconhecida os seguintes municípios: Almenara; Alvarenga; Araçuaí; Ataleia; Bandeira; Campanário; Carlos Chagas; Catuji; Conselheiro Pena; Crisólita; Cuparaque; Divino das Laranjeiras; Felisburgo; Franciscópolis; Frei Gaspar; Goiabeira; Itaobim; Jequitinhonha; Jordânia; Mata Verde; Nanuque; Pavão; Pedra Azul; Ponto dos Volantes; Rubim; Santa Maria do Suaçuí; e São Félix de Minas.
Clique abaixo para ter acesso ao documento na íntegra:
Em outra portaria, também publicada no Diário Oficial da União de 15/12, a Secretaria de Defesa Civil reconhece a situação de emergência em outros municípios de vários Estados: na Bahia, os municípios de Itajuípe e Mucugê, em razão das chuvas intensas; no Rio Grande do Norte, as cidades de João Dias (estiagem), Marcelino Vieira (seca), Rafael Fernandes (estiagem), e Triunfo Potiguar (seca); e no Rio Grande do Sul, o município de Júlio de Castilhos (estiagem).
A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) é o órgão responsável por coordenar as ações de proteção e defesa civil em todo o território nacional. Sua atuação tem o objetivo de reduzir os riscos de desastres. Também compreende ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação, e se dá de forma multissetorial e nos três níveis de governo federal, estadual e municipal - com ampla participação da comunidade.
A ação organizada de forma integrada e global do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sinpdec) é constituído por órgãos e entidades da administração pública federal, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios e por entidades públicas e privadas de atuação significativa na área de proteção e defesa civil, sob a centralização da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, órgão do Ministério da Integração Nacional. Todos os órgãos do SINPDEC têm atribuições mas a atuação do órgão municipal de proteção e defesa civil é extremamente importante, tendo em vista que os desastres ocorrem no município.
<>





Comentários