top of page

LOZIM QUER SALVAR O MUSEU DE NANUQUE “ENQUANTO AINDA HÁ TEMPO”

  • profademircomunica
  • 24 de mar. de 2023
  • 2 min de leitura

Na Câmara, vereador cobra medidas urgentes para a sua revitalização


Museu vai completar 50 anos em junho


ree

Atuando de forma sistemática na área da cultura e do patrimônio histórico, o vereador Lot Ignácio de Souza Junior (Lozim – Solidariedade), apresentou na Cãmara, segunda-feira passada (20), a Indicação nº 44/2023, na qual cobra do prefeito medidas urgentes de revitalização do Museu Regional de Nanuque.


“Enquanto ainda há tempo, precisamos salvar o pouco do que ainda resta lá”, alertou Lozim. Ele lembra que em junho próximo vai completar 50 anos da inauguração do Museu, conforme a Lei Municipal nº 556/73, de 18 de junho de 1973. O prefeito da época era Geraldo da Conceição Romano em seu segundo mandato (1973-1976). Meio século atrás, o evento foi destaque em nossa região.


ree

Inauguração do museu há meio século


“Durante muito tempo instalado na Praça João XXIII, centro da Cidade, perto da Igreja Imaculada Conceição, funcionou por mais de 20 anos como um museu de verdade, com acervo valioso, muitos objetos interessantes em madeira e ferro, instrumentos de trabalho, relógios, troncos de madeira, roupas de época, acessórios etc.”, comentou.


“Entretanto, a partir do final dos anos 1990, o Museu começou a entrar em uma fase de deterioração e abandono por parte do poder público. Há notícias de que muitas peças foram furtadas, a estrutura física do prédio possui rachaduras no teto, o que permite mofo e infiltrações, janelas estão quebradas, enfim, uma situação decorrente do abandono em que se encontra.”


O vereador prometeu levar uma cópia da Indicação ao Ministério Público, para que tome conhecimento. “Na verdade, a situação do nosso Museu é tão deplorável que motiva até o lançamento de uma campanha intitulada 'S.O.S. Museu de Nanuque'. Providências precisam ser tomadas urgentemente.”


<>

Comentários


bottom of page