top of page

SUFOCADO POR OUTROS PRETENDENTES DA DIREITA, ZEMA VAI LANÇAR PRÉ-CANDIDATURA A PRESIDENTE EM SÃO PAULO

  • profademircomunica
  • 22 de jul.
  • 3 min de leitura

Segundo matéria do jornal Estado de Minas, Zema perderia para Lula em eventual 2º turno das eleições de 2026


ree

Na expectativa de ser "o candidato da direita" nas eleições do ano que vem, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), vai insistir na manutenção do seu nome nos canais de mídias. Já marcou para o dia 16 de agosto, em São Paulo, o lançamento da sua pré-candidatura a presidente da República. Meta do partido é reunir mais de 2 mil pessoas, entre lideranças políticas, apoiadores e representantes da direita. Segundo analistas, o lançamento é tratado como um passo estratégico do Novo para se consolidar como alternativa no campo conservador.


O presidente nacional do Novo, Eduardo Ribeiro, vem defendendo abertamente o nome de Zema como símbolo de renovação. Na última eleição nacional, em 2022, mesmo se reelegendo governador, Zema não teve força política para impedir a vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, no estado de Minas Gerais.


Durante encontro com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), na semana passada, Zema comunicou pessoalmente sua intenção de disputar o Palácio do Planalto em 2026. Segundo interlocutores, Bolsonaro recebeu a notícia com entusiasmo e reforçou que a direita precisa de múltiplos nomes fortes no primeiro turno para ampliar seu alcance eleitoral. No plano político, a pré-candidatura de Zema poderá esquentar ainda mais a disputa no campo da direita e pode representar um desafio à hegemonia do bolsonarismo no segmento. outros nomes, como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o governador Ronaldo Caiado, de Goiás, a mulher de Bolsonaro, Michele, e algum filho do ex-presidente aparecem como nomes cotados da direita. Fala-se também na possibilidade de Zema concorrer a senador.


LULA DERROTARIA ZEMA POR 42% A 33%


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) derrotaria Romeu Zema (Novo) em um eventual segundo turno nas eleições presidenciais de 2026. É o que revela levantamento da Genial/Quaest, divulgado na quinta-feira passada (17/7), em matéria publicada no jornal Estado de Minas.


Segundo a pesquisa, Lula aparece com 42% contra 33% do mineiro, que tenta se firmar como alternativa da direita e tem buscado ampliar sua projeção nacional com críticas ao governo federal. O desempenho de Zema, no entanto, é inferior ao de outros nomes do campo da direita testados pela Genial/Quaest.


O levantamento indica que Zema empata apenas com governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), que também pontua com 33% diante dos mesmos 42% de Lula. Já os outros possíveis adversários do presidente apresentam percentuais mais competitivos, embora ainda atrás.


Contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o petista tem 41% ante 37% do adversário, um empate técnico dentro da margem de erro de dois pontos percentuais. Contra os governadores Ratinho Jr. (Paraná) e Eduardo Leite (Rio Grande do Sul), ambos do PSD, Lula tem 41%, contra 36%.


A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) e o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) também ficam atrás. Michelle aparece no levantamento com 36%, contra 43% do presidente. Já Eduardo pontua com 33%, enquanto Lula repete os 43%.


O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), embora inelegível por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), também foi testado. Neste cenário, Lula aparece com 43% das intenções de voto, contra 37% do ex-mandatário, que segue se colocando como líder político da oposição e possível candidato.


A pesquisa ouviu 2.004 eleitores entre os dias 10 e 14 de julho. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com nível de confiança de 95%. (Informações: jornal Estado de Minas)


<>


Comentários


bottom of page