ROMANCE DE SÔNIA GANDRA TEM TUDO PARA SER REFERÊNCIA DOS ANOS DA PANDEMIA NO BRASIL
- profademircomunica
- 15 de fev. de 2023
- 2 min de leitura
De acordo com a autora, o livro veio como um antídoto em meio à crise de 2020; segundo romance deve ter lançamento agora em março

Inomináveis, romance de estreia da publicitária Sonia Gandra, deverá entrar na relação de livros que servirão de referência para explicar o período da pandemia da Covid-19 que marcou os anos de 2020, 2021 e 2022, exatamente por conter todos os elementos de uma boa trama.
A obra é composta por um jornalista investigativo, uma médica e cientistas internacionais que se unem para desvendar uma misteriosa paralisia que afeta milhares de pessoas em todo mundo. E muitas dúvidas cercam cada um: o que uma pandemia de paralisados causaria na sociedade? Quem é acometido do estranho mal e por quê? Sônia Gandra e seu Inomináveis projetam uma luz nesse horizonte obtuso, num romance de estreia que nos descortina um cenário distópico no qual a humanidade se encontra em risco.

A CONCEPÇÃO DO LIVRO
O processo criativo foi iniciado em 2015 e, desde então, a autora mergulhou na percepção de cada personagem. “Quando a Covid tornou-se uma infeliz realidade em 2020, mal pude acreditar. Durante semanas fiquei seguindo as notícias sem escrever nada. Fui invadida por sentimentos de surpresa e incredulidade. Fiquei meses sem escrever. A realidade era mais assustadora que a do meu livro pois era real e havia milhares de pessoas perdendo a vida. No final de agosto de 2020, enviei o que já estava escrito ao editor Leonardo Costaneto que abraçou o projeto e incentivou-me a terminar o livro”, conta Sônia.
Para ela, a arte de escrever foi um grande suporte em um momento muito especial. “A maioria das pessoas que trabalha por muitos anos em uma organização ou em várias sonha em se aposentar. O que esquecem é que é necessário se preparar para esse momento. ‘Inomináveis’ foi o meu caminho para me reorganizar emocionalmente para uma nova etapa”.

Sônia e sua irmã Sueli Alves Gandra, servidora pública da Câmara Municipal de Mucuri-BA
A AUTORA
Sônia Gandra tem 60 anos, é natural de Belo Horizonte-MG, casada, uma filha e duas enteadas. “Abracei a Comunicação Social como carreira ainda jovem. Amante dos livros, em especial os de ficção científica, passei a adolescência lendo Isaac Asimov e o eterno Júlio Verne. Inomináveis foi lançado pela Caravana Grupo Editorial. Além de escrever, sou compositora, tendo inclusive me aventurado no teatro musical, com o ainda inédito O Carteiro, a menina e a boneca viajante.” Trata-se de um musical infantil baseado em fatos reais da vida do escritor Franz Kafka.
NOVO LIVRO
Sônia está na fase final de lançamento do seu segundo romance, A Ascensão de Alice, que conta a história de uma jovem e corajosa cientista que em sua luta por reconhecimento, acaba por descobrir algo poderoso bastante para mudar para sempre a sua vida e a de todos a sua volta.
O lançamento está previsto para o dia 8 de março próximo.
<>
Agradeço o carinho do jornalista Ademir Júnior e o destaque da matéria sobre meu livro Inomináveis e o lançamento de A Ascensão de Alice. O meu carinho especial aos leitores do jornal, berço natal de toda minha família - Nanuque, Carlos Chagas, Teófilo Otoni e Caravelas. Um grande abraço, terras queridas!