SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL VAI TURBINAR 2º SEMESTRE EM NANUQUE COM MUITAS AÇÕES
- profademircomunica
- 6 de ago. de 2021
- 4 min de leitura
Vanessa recebe vereador Lozim e garante projetos nas áreas de música, esporte, entretenimento e muito mais

Secretária Vanessa e o vereador Lozim: trabalho intensificado daqui por diante
Ao receber o vereador Lot Ignácio de Souza Jr., o Lozim, em audiência de trabalho, na semana passada, a secretária Vanessa Lemes Gonçalves, de Assistência Social, sinalizou uma série de ações que serão desenvolvidas a partir de agosto em Nanuque.
“Para este segundo semestre, pretendemos implantar alguns projetos nos serviços de convivência, com valorização das artes, cultura, muita música, atividades esportivas, abrangendo os bairros da cidade”, garantiu Vanessa.
A Secretaria também vai ativar cursos de capacitação e firmar parcerias com órgãos como o Tiro de Guerra, Lions Clube, Vicentinos, dentre outros, para melhor assistir os nossos usuários, além do projeto “Sobras Limpas”, que o Município desenvolve com o Poder Judiciário, para combater a fome e o desperdício de alimentos em nosso Município.
Vanessa também garantiu a participação de Nanuque no Mesa Brasil Sesc, uma Rede nacional de Bancos de Alimentos que atua contra a fome e o desperdício. É formada por mais de 3.000 parceiros doadores (produtores rurais, atacadistas e varejistas, centrais de distribuição e abastecimento e indústrias de alimentos, além de empresas de diversos ramos de atividade), que doam seus excedentes de produção, alimentos fora dos padrões de comercialização, mas em condições seguras, próprios para o consumo. Recursos financeiros, serviços de logística e ação voluntária também agregam nesse Programa de solidariedade.

A secretária Vanessa
LOZIM: “VANESSA DEMONSTRA ENTUSIASMO E VONTADE DE FAZER ACONTECER.”
Após o encontro, o vereador Lozim manifestou confiança e otimismo. “Pude perceber sinceridade e disposição em realizar. Vanessa demonstra entusiasmo e vontade de fazer acontecer, contando, evidentemente, com o necessário apoio do prefeito Gilson e do vice Alemão”, disse ele.
“Acho que daqui por diante teremos uma Secretaria de Assistência Social muito mais envolvida no dia a dia da população.”

Assistência Social em Ação
“Levando em consideração a crise sanitária vivenciada no Município com a pandemia, a Secretaria precisou reformular e proporcionar maneiras inovadoras e criativas para assegurar que os programas e serviços por ela ofertados não sofressem descontinuidade”, comentou Vanessa.
CRAS E CREAS
Os CRAS - Centros de Referência de Assistência Social, responsáveis por ofertar a proteção social básica, teve seu horário de funcionamento mantido, foi ofertado aos trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social os EPIs - Equipamentos de Proteção Individual, para que estes trabalhadores que atuam na prevenção de Violação de Direitos desempenhassem o seu papel com total segurança. Houve uma ampla divulgação dos números de telefones celulares dos equipamentos que hoje contam com o aplicativo de WhatsApp, para que aquela pessoa que não pode se deslocar às unidades fosse atendida na segurança do seu lar.
Em parceria com o INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social), foram capacitadas as equipes técnicas dos CRAS e gestão para manusearem o site: Meu Inss, onde a população usuária pode requerer, acompanhar e pleitear recursos de Benefícios de Prestação Continuada - BPC.
Os núcleos do Serviço de Convivência e Fortalecimentos de Vínculo (SCFV) têm desenvolvido seus atendimentos de forma remota aos grupos de idosos, crianças, adolescentes e mulheres, neste momento em que a convivência familiar intensificou-se.
Vanessa ressalta que, desde o início da atual gestão municipal, até agora, a Secretaria duplicou a capacidade de atendimento dos seus benefícios eventuais como: passagem para migrante, cesta básica emergencial e auxilio funeral. Além disso, iniciou a execução do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), sendo estes advindos da Agricultura Familiar, incentivando ao pequeno produtor rural na comercialização dos seus produtos, além de ofertar alimentos naturais e de qualidade ao público atendido nas unidades de acolhimento.
O CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social - também vem ofertando um atendimento cada vez mais próximo da população, conta hoje com um telefone com aplicativo de WhatsApp, proporcionando o atendimento presencial e de forma remota.
Ainda referenciado pelo CREAS, o prefeito comprometeu-se a dar continuidade e aprimorar o atendimento do abrigo temporário, que oferta alimentação, hospedagem e EPIs à população em situação de rua da nossa cidade.
O Município ainda dispõe de duas unidades de acolhimento de longa permanência sob a responsabilidade da Secretaria de Assistência Social, que disponibiliza atendimento capaz de suprir as necessidades na garantia de seus direitos, sendo uma unidade de atendimento à pessoa idosa, a outra unidade que acolhe crianças e adolescentes.
Por fim, Vanessa acrescenta que a atual Administração compreende que a oferta de forma continuada e sistematizada da política de Assistência Social previne diversas situações de vulnerabilidade pessoal e social, não mede esforços em utilizar de recursos próprios do orçamento municipal para garantir a qualidade dos serviços prestados à população.
“O prefeito Gilson Coleta e o vice-prefeito Alemão estão sempre presentes nas deliberações da gestão da pasta da Assistência Social, bem como não se refutam nos esforços de assegurar a continuidade dos serviços. Os dois, em conjunto com a Secretaria, têm se reunido para traçar as ações posteriores à pandemia, visando dar continuidade dos serviços, bem como ampliar ainda mais a capacidade dos núcleos do serviço de convivência e fortalecimento, ampliação das equipes técnicas dos CRAS e CREAS, e a ampliação de todos os serviços da Assistência Social”, concluiu Vanessa.
<>





Comentários