PT DE NANUQUE CONTINUA LISTANDO SEUS PRÉ-CANDIDATOS A VEREADOR PARA AS ELEIÇÕES DO ANO QUE VEM
- profademircomunica
- 14 de dez. de 2023
- 3 min de leitura
Renato Aurélio, um nanuquense que é professor doutor e desenvolve permanente trabalho social

Ele poderia tranquilamente ter nascido em 15 de outubro, Dia do Professor, mas foi – digamos – “apressado” e veio ao mundo cinco dias antes, no dia 10 de outubro de 1982. Hoje, aos 41 anos, Renato Pereira Aurélio é mais um nome que o Partido dos Trabalhadores (PT) de Nanuque relaciona em seu elenco de pré-candidatos a vereador para as eleições do próximo ano.
Aos poucos, a direção municipal da legenda vai alimentando o noticiário político com as suas ações de mobilização. O pré-candidato a prefeito já foi anunciado desde setembro: empresário Leo Costa; no mês seguinte, o nome da professora e ex-vice-prefeita Alba Lima foi apresentado como pré-candidata a vereadora. Agora é a vez de Renato Aurélio

A esposa Valdinéia Campos Aurélio e os filhos Tiago Aurélio, Danilo Aurélio e Renato Aurélio Filho; os pais Julio e Maria Aurélio e os sogros Vanilda e Joaquim Soares

FAMÍLIA E TRAJETÓRIA ACADÊMICA
O professor doutor Renato Aurélio nasceu em Nanuque, provém de uma família humilde e incansavelmente batalhadora. Filho de Júlio Aurélio e Maria Pereira Aurélio, Renato é casado com Valdinéia e pai de Renato Filho, Danilo e Tiago. Sua jornada educativa foi sempre em Nanuque, embora tivesse que viajar para cursar o ensino superior.
Concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual Stella Matutina, no ano de 2000. No Ensino Superior, cursou Letras na Universidade do Estado da Bahia (Uneb), concluindo em 2007, enquanto participava do grêmio estudantil e era pesquisador da Iniciação Científica.
Em paralelo, em 2006, deu início ao curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos na Faculdade de Nanuque (Fanan), finalizando também em 2007. Em 2008, concluiu a pós-graduação na Faculdade do Noroeste de Minas (Finom). Sua trajetória acadêmica inclui o Mestrado em Estudos Linguísticos pela Ufes (2012), a graduação em Pedagogia pela União Educacional de Brasília (Unisaber), no mesmo ano, além do Doutorado em Estudos de Linguagens / Cefet-MG (2020). Iniciou ainda o curso de Direito pela Unec, em 2021.
PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA
É organizador e autor do livro “Linguagem, Educação a Distância e Tecnologias Digitais” (2018). Ao longo de sua carreira, tem publicado dezenas de artigos e capítulos de livros nas áreas de linguagem, educação e tecnologias, com participação em diversos eventos como palestrante. Sua expressão literária também se estende às poesias e crônicas, disponibilizadas no site Recanto das Letras, com um livro em vias de publicação.

ATUAÇÃO PROFISSIONAL
O início da carreira profissional de Renato ocorreu por volta de 1998, na extinta Guarda Mirim, tendo trabalhado como copista. Entre 2000 e 2004, foi repórter e apresentador na TV Três Fronteiras. Sua trajetória como professor abrange escolas públicas de Nanuque e diversas instituições de ensino superior, como a Uneb, Ufes, Univasf, Fase, UFMG e UFVJM, acumulando experiência também em gestão.
Com 10 anos de atuação na Rede Federal, encontra-se atualmente no Ifes – campus Montanha-ES, onde é professor de cursos técnicos e superiores, coordenador de pós-graduação e lidera o projeto de pesquisa “Laboratório de Educação, Linguagem e Tecnologia (LELTec)”. Também atua como avaliador do MEC, consultor de revistas científicas e como membro da Câmara de Pesquisa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (FAPES). Sua experiência inclui a orientação de dezenas de trabalhos de conclusão de curso e projetos de pesquisa.

AÇÕES COMUNITÁRIAS
Renato Aurélio dedicou vários anos ao projeto “Coleta do Quilo”, vinculado ao grupo de jovens JEI, da Igreja Católica – Paróquia São Francisco de Assis, no bairro Vila Esperança. Atualmente, contribui com a comunidade através da divulgação de oportunidades nos grupos virtuais "Oportunidades: Educação, Formação e Trabalho", utilizando as tecnologias e a internet como ferramentas de apoio para orientar as pessoas que desejam ingressar em algum curso, precisam de ajuda na produção de texto ou querem publicar trabalhos científicos.

Com Leo Costa, Alba Lima, Robson Rodrigues e demais companheiros petistas

PERSPECTIVAS PARA NANUQUE E O BAIRRO VILA ESPERANÇA
Apesar de suas diversas experiências, Renato escolheu permanecer em Nanuque, no mesmo local, próximo aos pais e às famílias dele e da esposa, recusando-se a se mudar para capitais ou cidades grandes. Ao site objetivonexus.net, afirmou: “Meu desejo é contribuir ainda mais para o desenvolvimento do nosso Município, incluindo, é claro, a comunidade da Vila Esperança. Entendo que nosso bairro precisa muito de serviços de pavimentação e melhoria da infraestrutura local, por meio de parcerias com o poder público e a esfera privada, além da transformação do cenário econômico, com a geração de emprego e renda.”
<>





Comentários