top of page

PM AMBIENTAL CAPTURA JAGUATIRICA NO BAIRRO SETE DE SETEMBRO, EM NANUQUE

  • profademircomunica
  • 15 de mai. de 2021
  • 1 min de leitura

Mamífero faz parte da lista das espécies em extinção



ree

Montagem a partir de videofoto g1.globo.com



A Polícia Militar do Meio Ambiente conseguiu capturar uma jaguatirica nesta quinta-feira (13/5) em Nanuque. Segundo informações, a onça estava numa árvore dentro de uma residência do bairro Sete de Setembro. A dona da casa ligou para a Polícia.


Utilizando ferramentas próprias, os policiais conseguiram pegar o animal e colocá-lo em uma pequena jaula. Após avaliação, o felino foi devolvido ao seu habitat natural.


A jaguatirica (nome científico: Leopardus pardalis) ou ocelote é um mamífero carnívoro da família Felidae e gênero Leopardus. É um felídeo de porte médio, com 72,6 a 100 cm de comprimento e peso entre 7 e 15,5 kg. É um animal solitário, noturno, territorial e os machos possuem territórios que se sobrepõem sobre os de várias fêmeas. Alimenta-se principalmente de roedores, mas também de animais de porte maior como ungulados, répteis, aves e peixes. Caça à noite, formando emboscadas. Alcança a maturidade sexual entre 26 e 28 meses de idade, e as fêmeas dão à luz geralmente um filhote por vez, com cerca de 250 g. Geralmente, filhotes nascem a cada 2 anos. Em cativeiro, a jaguatirica pode viver até 20 anos, o dobro da sua longevidade no estado selvagem. (Informações: Wikipedia)


Uma das principais causas da extinção das jaguatiricas é o grande interesse comercial por sua pele, muitas vezes relacionada ao tráfico de animais. Atualmente, o comércio de peles é considerado ilegal.


Comentários


bottom of page