top of page

NANUQUE É UMA DAS CIDADES MAIS ÁGEIS PARA SE ABRIR EMPRESAS NO BRASIL

  • profademircomunica
  • 13 de jun. de 2022
  • 2 min de leitura

Em todo o País, Nanuque ficou em 2º lugar; somente duas cidades de MG fazem parte da lista das 10 mais


Prefeito Gilson e a secretária Ana Paula, em BH


Nanuque garantiu a marca de segundo lugar entre as cidades mais ágeis do Brasil para se abrir uma empresa. A informação foi divulgada pelo Mapa de Empresas, boletim do 1º quadrimestre/2022, do Ministério da Economia. Nanuque registrou o tempo médio de 3 horas e 29 minutos, só perdendo para a cidade de Xaxim/SC, que emplacou 3 horas exatas para os procedimentos.


CIDADE CADA VEZ MAIS ATRATIVA PARA NOVOS INVESTIMENTOS

“Fiquei muito feliz e até surpreso com o resultado. Afinal de contas, é mais um fato comprovado de que Nanuque se destaca no campo do desenvolvimento econômico. Todos estão de parabéns!”, disse o prefeito Gilson Coleta, que na semana passada participou, em Belo Horizonte, do 37º Congresso Mineiro de Municípios, da Associação Mineira de Municípios (AMM).


O tema do Congresso foi “Governança e desenvolvimento em foco nas gestões municipais”. Também participou do evento a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Ana Paula Ferreira dos Santos.


Sobre o 2º lugar de Nanuque no ranking nacional, a secretária comentou: “Esse dado positivo é resultado do constante trabalho da Secretaria de Desenvolvimento e Sala Mineira do Empreendedor, para a desburocratização do ambiente de negócios no Município. Sempre contamos com o apoio do prefeito Gilson Coleta, que é profissional do ramo de contabilidade em Nanuque. Nossa meta é sempre buscar a maior agilidade possível nos processos para abertura de empresa, fazendo assim com que Nanuque se torne uma cidade mais atrativa para se investir.”



SÓ 2 CIDADES DE MG

Nanuque e Leopoldina (9º lugar) aparecem no ranking das dez melhores cidades do Brasil. O estado de Santa Catarina ficou no topo, com cinco cidades no grupo. As outras são de Goiás, Tocantins e Pará.


Em todo o país, no primeiro quadrimestre de 2022, foram abertas 1.350.127 empresas, o que representa um aumento de 11,5% em relação ao último quadrimestre de 2021, porém com queda de 3,2% quando comparado com o primeiro quadrimestre de 2021. No mesmo período, foram fechadas 541.884 empresas, aumento de 11,5% no quantitativo de empresas fechadas se comparado com o último quadrimestre de 2021, além de aumento de 23,0% em relação ao mesmo período em 2021.


Os resultados revelam um saldo positivo de 808.243 empresas abertas, com um número total de 19.373.257 empresas ativas. O tempo médio registrado no primeiro quadrimestre de 2022 para abertura de empresas no Brasil é de 1 dia e 16 horas, o que representa uma queda de 8 horas (16,7%) em relação ao quadrimestre anterior.


Quando comparado com o mesmo período em 2021, o dado apresenta uma redução de 1 dia e 13 horas (48,1%). Destaca-se que o tempo médio alcança o menor valor registrado na série histórica. Veja o ranking das dez mais:



Clique abaixo e confira o Boletim - Mapa de Empresas - 1º quadrimestre de 2022 (06/06/2022) - Publicação da Secretaria Especial de Competitividade e Produtividade com dados sobre a nova ferramenta de análise da abertura de negócios em todo o país, com dados referentes ao 1º quadrimestre de 2022



Comentários


bottom of page