top of page

POR QUE OS PRESIDENTES DA CÂMARA DE NANUQUE NÃO SE REELEGEM?

  • profademircomunica
  • 25 de out. de 2024
  • 2 min de leitura

Será que existe uma suposta “maldição” acompanhando os vereadores que assumem o comando do Legislativo Municipal?


ree

Nas últimas quatro legislaturas, intervalo de 16 anos, quase todos os vereadores que assumiram a presidência da Câmara Municipal de Nanuque não obtiveram êxito nas urnas ao concorrerem na eleição seguinte. Por que será?

 

Para os mais supersticiosos, é possível a existência de alguma “maldição” que barra ou dificulta os caminhos seguintes na vida pública de quem assume a cadeira. Seria uma espécie de praga ou esconjuro, um carimbo de reprovação? Por outro lado, os incrédulos ou materialistas acham que tudo não passa de mera coincidência, obra do acaso ou até bobagem.

 

O fato, porém, é que nas últimas quatro legislaturas todos os vereadores que assumiram a presidência do Poder Legislativo acabaram não se reelegendo na eleição seguinte. Única exceção foi da vereadora Nininha Rozilene, que ocupou o cargo por quatro anos seguidos: de 2015 a 2018. Vamos aos acontecimentos:

 

MANDATO 2009-2012: PREFEITO NIDE ALVES DE BRITO


ree

Judite e Solon


A primeira presidente da Câmara na legislatura 2009-2012, no biênio 2009-2010, foi Judite Medeiros Silva, e o segundo foi Solon Ferreira da Rocha Filho. Na campanha eleitoral de 2012, Judite não se reelegeu e Solon decidiu concorrer a prefeito, mas teve problemas de documentação e a candidatura acabou impugnada pela Justiça Eleitoral.


 

MANDATO 2013-2016: PREFEITO RAMON FERRAZ MIRANDA


ree

Rivaldo e Nininha


O primeiro presidente no biênio 2013-2014 foi Rivaldo Monteiro da Silva, seguido de Nininha Rozilene em 2015-2016. Na campanha de 2016, Rivaldo concorreu e não se reelegeu. Nininha, por sua vez, conseguiu a reeleição e foi mantida na presidência.


 

MANDATO 2017-2020: PREFEITO ROBERTO DE JESUS


ree

Nininha e Solon


Durante o mandato de Roberto de Jesus, o primeiro biênio (2017-2018) na Câmara foi presidido por Nininha Rozilene. O sucessor (2019-2020) foi Solon Ferreira da Rocha Filho, que, nas eleições de 2020 decidiu não se candidatar. Nininha concorreu, mas não se reelegeu.


 

MANDATO 2021-2024: PREFEITO GILSON COLETA BARBOSA


ree

José Osvaldo, Frank e Geú


Finalmente, no atual mandato do prefeito Gilson Coleta Barbosa, o primeiro biênio da Câmara teve o vereador José Osvaldo Lima Santos na presidência (2021-2022). Para o biênio seguinte, os vereadores escolheram Frank Albert Garcia para dirigir a casa legislativa. Frank assumiu em janeiro de 2023 e se manteve no comando até março deste ano, quando, devido ao seu afastamento do cargo de vereador, cumprindo decisão da Justiça, o vice-presidente Carmilto Ferreira Rosa Carrieiros, o Geú, passou a dirigir os trabalhos na presidência.

 

Nestas eleições, dos 13 vereadores, apenas três não se reelegeram: José Osvaldo, Frank Garcia e Geú Carrieiros, justamente os três que sentaram na cadeira de presidente na atual legislatura.


ree

 

POSSÍVEIS CANDIDATOS À PRESIDÊNCIA DA CÂMARA PARA O BIÊNIO 2025-2026

 

Até o momento, o noticiário político local relaciona o nome de cinco vereadores que manifestam a predisposição de concorrer ao cargo de presidente para o biênio que vai de 1º de janeiro de 2025 a 31 de dezembro de 2026. Pela ordem alfabética: Djalma Moreira (Solidariedade), Joselício Santos Medina (Zezinho - PP), Lot Ignácio de Souza Jr. (Lozim - PL), Lualga Miranda (MDB) e Sidnei Pereira Silva (Sidnei do Frisa - PSB). (Prof. Ademir R. O. Jr.)

 

<> 

 
 
 

1 comentário


Nega Nay
Nega Nay
26 de out. de 2024

Os da linha de frente sao os cães de guarda, carregam sobre si as máculas dos gestores e colegas da casa.

Normal a rejeicao visto que de fato eles sao os responsaveis por possiveis más condutas do executivo e legislativo.

Mesmo que os mesmos saem como salvadores da patria

Mas os presidentes sao pregados pra cristo.

Curtir
bottom of page