LOZIM QUER ATUALIZAÇÃO DE CADASTROS PARA BENEFICIAR MAIOR NÚMERO DE CATADORES COM O BOLSA RECICLAGEM
- profademircomunica
- 8 de nov. de 2022
- 1 min de leitura
Vereador apresentou proposição na Câmara de Nanuque

Na noite dessa segunda-feira (7/11), o vereador Lot Ignácio de Souza Junior, o Lozim, apresentou a Indicação nº 242/2022, que recomenda ao Governo Municipal um trabalho de organização e atualização de cadastros para beneficiar o maior número possível de catadores de materiais recicláveis com os recursos do “Bolsa Reciclagem”.

Lozim, durante a sessão de 7/11
Na opinião de Lozim, a Secretaria Municipal de Assistência Social precisa redirecionar seu foco de prioridades para desenvolver um intenso trabalho de organização e atualização de cadastros para beneficiar o maior número possível de catadores de materiais recicláveis com os recursos do “Bolsa Reciclagem”.
Ele deixa claro que o Programa Bolsa Reciclagem, de incentivo a catadores de materiais recicláveis organizados em associações ou cooperativas, é feito pelo Governo do estado, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).
O montante recebido por cada catador varia de acordo com cada cooperativa. O dinheiro é dividido entre os triadores de cada instituição, que fica responsável pela distribuição.
De 2019 até outubro deste ano, já foram destinados 15 milhões, 484 mil e 760 reais às associações e cooperativas de catadores de Minas Gerais, inclusive com a regularização de passivos atrasados que remontavam até 2017. O programa hoje conta com 169 entidades registradas, das quais cerca de 70 participam ativamente e recebem o incentivo.
ASCANUQUE
“O Poder Público deve criar mecanismos para ajudar os catadores, organizar a Ascanuque (Associação dos Catadores de Nanuque) e propiciar benefícios aos seus membros”, defendeu Lozim.
O documento será encaminhado ao gabinete do prefeito Gilson Coleta no decorrer da semana.

<>





Comentários