LOZIM PROPÕE POLÍTICA PÚBLICA MUNICIPAL DE COMBATE À POBREZA MENSTRUAL EM NANUQUE
- profademircomunica
- 13 de jul. de 2021
- 1 min de leitura
Trata-se da dificuldade ou falta de acesso de meninas e mulheres a absorventes íntimos e coletores menstruais

Repercutiu bastante na internet a notícia relativa à proposta que o vereador Lot Ignácio de Souza Jr., o Lozim, apresentou na Câmara durante a reunião da noite desta segunda-feira (12). Foi a Indicação nº 118/2021, que propõe ao prefeito Gilson Coleta a instituição de uma política pública municipal de combate à pobreza menstrual.

Pobreza menstrual é a dificuldade ou falta de acesso de meninas e mulheres a absorventes íntimos e coletores menstruais, ao saneamento básico e à educação adequada para lidar com a menstruação. Alguns municípios, por meio da Atenção Primária de Saúde, já fornecem absorventes higiênicos a adolescentes e mulheres em situação de vulnerabilidade social.
Lozim justificou, afirmando: “Diante da realidade que se configura em todas as regiões do País, principalmente nas cidades mais pobres – e em Nanuque não é diferente -, estou orientando o prefeito no sentido de determinar ao setor competente a instituição de uma política pública municipal de combate à pobreza menstrual."

A proposta do vereador tem a finalidade é erradicar a pobreza menstrual; contribuir para a qualidade de vida das mulheres e adolescentes em período menstrual; reduzir o risco de doença e de outros agravos; e promover o acesso à informação e a educação sobre a menstruação e a saúde feminina.
O documento será encaminhado ao gabinete do prefeito no decorrer desta semana.
<>





Comentários