LOZIM EXIGE OBRIGATORIEDADE NO CUMPRIMENTO DAS LEIS DE TRANSPARÊNCIA POR PARTE DO PREFEITO
- profademircomunica
- 25 de mai. de 2021
- 1 min de leitura
“Muitos prefeitos tiveram suas vidas desgraçadas porque não se comportaram dignamente no cargo.”

Obrigatoriedade de cumprimento das leis e regras de transparência por parte do Prefeito Municipal. Esta é a tônica da Indicação nº 080/2021, apresentada na reunião desta segunda-feira (24) da Câmara de Nanuque pelo vereador Lot Ignácio de Souza Jr., o Lozim.

Lozim: transparência é tudo
Ele lembra que no Brasil as leis e regras que impõem a transparência dos gestores públicos existem há muito tempo, mas nem todos os administradores, principalmente prefeitos, se preocupam em cumpri-las. “Por isso, defendemos um programa rígido por parte do Executivo Municipal para garantir a obrigatoriedade da transparência 100%, sob pena de sofrer sanções administrativas”, afirma.
No dia a dia, o Ministério Público e segmentos da sociedade, incluindo entidades, têm ajuizado ações contra prefeitos que ainda não estão cumprindo corretamente as regras de transparência. Para Lozim, “na história de Nanuque, é fato que o Poder Executivo precisa mudar a sua postura”.
LEIS RÍGIDAS
O vereador lembra a rigidez das leis que combatem a prática de improbidade administrativa, ou seja, o ato ilegal ou contrário aos princípios básicos da Administração Pública, cometido por agente público, durante o exercício de função pública ou decorrente desta.
PUNIÇÕES
As sanções civis contra o ato de improbidade administrativa incluem a perda de bens, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos, pagamento de multa civil, ressarcimento do dano, e proibição de contratação com o Poder Público ou de recebimento de benefícios. Muitos prefeitos tiveram suas vidas desgraçadas porque não se comportaram dignamente no cargo.

O documento será encaminhado no decorrer da semana ao gabinete do prefeito Gilson Coleta.





Comentários