top of page

VOCÊ SABE O QUE É ESCRITURAÇÃO ZOOTÉCNICA?

  • profademircomunica
  • 31 de mar.
  • 2 min de leitura

Jamerson Tiossi, especialista no assunto, explica



Pecuaristas de todo o Brasil tencionam equalizar custos e benefícios da produção de bovinos, tendo em vista que a escolha adequada do touro pode se pagar apenas com o ganho de sua produção. Como?


Jamerson Albuquerque Tiossi, gestor de sistemas informatizados e responsável pela escrituração zootécnica da Fazenda Rancho Alvorada, explica:


"A escolha do touro adequado à sua matriz garante um produto de 1 a 2 arrobas mais pesado. Em um lote de 30 matrizes, o ganho pode ser de 30 a 60 arrobas (30 bezerros x 1@ ou 2@), o que compensaria o investimento em um touro adequado.
A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) é uma entidade centenária que é autorizada pelo Ministério de Pecuária a emitir os certificados de registro de bovinos zebuínos e mantém uma equipe que atende os criadores em todo o território nacional.
Aqui, nesta mesorregião que abrange parte do nordeste de Minas Gerais, extremo sul da Bahia e norte do Espírito Santo, há uma predileção pelo bovino branco, normalmente com grandes quantidades de rebanhos das raças nelore ou tabapuã.
Recentemente, se tornou muito popular o cruzamento de gado holandês com matrizes da raça guzerá para a criação de matrizes para a produção de leite, o que trouxe ganhos significativos.
Se for do interesse do produtor rural queira produzir animais registrados e ter acesso às ferramentas que permitem a melhoria do rebanho, assim como isenção de ICMS em caso de vendas de bovinos, ele deve se associar à ABCZ e passar a comunicar a cobertura, inseminação, nascimento, venda e morte de seus produtos em um processo que se chama Escrituração Zootécnica.
Além disso, a cada seis meses, a propriedade recebe a visita de um técnico da ABCZ para julgar os animais, atestando que eles estão nos padrões da raça e conferindo o Registro Genealógico de Nascimentos (RGN) e o Registro Genealógico Definitivo (RGD). Isto, por si só, já amplia o valor de revenda dos produtos, pois os qualifica."


Jamerson é o responsável pela Escrituração Zootécnica da Fazenda Rancho Alvorada, berço e referência nacional da raça tabapuã 'Marca Nilo'. Ele diz: "Os ganhos são indiscutíveis. Hoje, há ferramentas que permitem acasalar touros e matrizes e até 'prever' algumas características genéticas dos produtos, diminuindo a incerteza dos processos de cobertura e inseminação."


Trabalhando com o Campeão Nacional da Raça Tabapuã, Nilo Caiado Fraga, há 25 anos, Jamerson aponta que o registro e o acasalamento correto podem corrigir um rebanho em um período relativamente curto e trazer ganhos significativos para os que desejam vender reprodutores e matrizes, assim como para aqueles que apenas desejam a melhoria do próprio rebanho tencionando produtos mais pesados em um menor espaço de tempo.


Informações: WhatsApp/Telegram 33 9 9819 1275



<>

Comments


bottom of page