IDENTIFICADAS DUAS CEPAS DO NOVO CORONAVÍRUS CIRCULANDO NOS VALES DO MUCURI E JEQUITINHONHA
- profademircomunica
- 29 de jun de 2021
- 1 min de leitura
Confirmação vem de estudo da UFMG: as variantes alfa e gama foram detectadas no Reino Unido e em Manaus, respectivamente

Nesta segunda-feira, a Superintendência Regional de Saúde de Teófilo Otoni, por meio do médico Ivan Santana, confirmou a existência de duas cepas do novo coronavírus circulando em cidades dos vales do Mucuri e do Jequitinhonha. As variantes são a gama, identificada inicialmente em Manaus (Amazonas), e a alfa, originada no Reino Unido.
A situação da Covid-19 nos dois vales é preocupante, segundo o médico, que também informou que cidades como Almenara, Itaobim e Teófilo Otoni estão com ocupação de leitos UTI Covid-19 em 100%.
Outro indicativo preocupante, segundo o médico, são as mais de 700 mortes pela Covid-19 ocorridas nas 32 cidades na área da SRS Teófilo Otoni em abril em maio. Além das medidas de enfrentamento à doença, como distanciamento social, higienização das mãos e uso correto das máscaras faciais, a vacinação contra a Covid-19 torna-se prioridade absoluta.

A Organização Mundial da Saúde passou a identificar as mutações do coronavírus por nomes de letras do alfabeto grego, evitando assim a referência ao país onde foram identificadas.
Das variantes com maior potencial de transmissão, a do Reino Unido passa a ser chamada agora de “alfa”; a da África do Sul, “beta”; “gama”, a do Brasil; e “delta”, a da Índia.
<>





Comentários