top of page

GILSON COLETA É O PRIMEIRO REELEITO DA HISTÓRIA DE NANUQUE COM VOTAÇÃO RECORDE

  • profademircomunica
  • 7 de out. de 2024
  • 2 min de leitura

Ao lado do vice Gilmar Alemão, prefeito mais que dobra sua votação de 4 anos atrás e faz 8 dos 13 vereadores


ree

O que a maioria das pesquisas de opinião pública já apontava acabou acontecendo de fato nas urnas neste domingo de eleições: a chapa do prefeito Gilson Coleta Barbosa (PP) e do vice Gilmar Alemão (Solidariedade) foi a grande vitoriosa com 13.996 votos, equivalente a 68,71%. A votação bateu novo recorde na história política de Nanuque, superando a marca que antes era do ex-prefeito Jorge Miranda, que em 2000 chegou a 13.142 votos.

 

Em relação às eleições de quatro anos atrás, quando Gilson obteve 6.942 votos, desta vez ele mais que dobrou o seu desempenho, recebendo 7.054 votos a mais. Além do número expressivo, Gilson também se consagra o primeiro prefeito reeleito de Nanuque em 75 anos de história.

ree

 

MAIS DE 10.000 VOTOS NA FRENTE DA PRINCIPAL ADVERSÁRIA

 

A votação de Gilson foi tão grande que ele emplacou uma diferença de 10.544 em relação à segunda colocada, Naiara Lima (PSDB) - 3.452 votos (16,95%). Leo Costa (PT) ficou em terceiro com 2.541 (12,47%) e o ex-prefeito Roberto de Jesus (Avante), em último lugar, foi lembrado por 380 eleitores (1,87%).

 

VEREADORES

 

Dos 13 vereadores que integram a Câmara Municipal, dez foram reeleitos e somente três chegam ao cargo pela primeira vez. O grupo de partidos da base política do prefeito elegeu oito:

 

O PP, partido do prefeito, fez três cadeiras: Fabim do Zarur (901 votos), Zezinho Medina (845) e Deda de Vila Pereira (768), todos reeleitos.

 

Solidariedade, partido de Alemão, garantiu duas vagas: o reeleito Djalma Moreira (732) e o novato Cau da Balança (602).

 

Outro partido aliado de Gilson foi o PL, que também fez duas cadeiras: o novato Bruce Guimarães (868) e o reeleito Lozim (578).

 

O Republicanos, outra legenda da base de Gilson, reelegeu a vereadora Elienis Mulher de Gordinho (402).

 

BASE DE NAIARA LIMA – Dois partidos que fizeram parte da base de apoio de Naiara Lima elegeram um vereador cada: o PSDB, com o Pastor Bruno Salomão (479), e o PSB, com Sidnei do Frisa (410), ambos reeleitos.

 

BASE DE LEO COSTA – A Federação Brasil da Esperança, formada pelo PT, PCdoB e PV, que sustentou o candidato Leo Costa (PT), reelegeu dois vereadores: Elson Lima (PT), com 620 votos, e Gigi (PV) – 383.

 

MDB CAMINHOU SOZINHO – A professora e líder sindical Lualga Miranda foi a vereadora eleita pelo MDB, que nestas eleições não fechou coligação com nenhum candidato a prefeito. Lualga garantiu a vaga com 550 votos.

 

Os partidos aliados de Roberto de Jesus não apresentaram candidatos a vereador.

 

<> 

1 Comment


armdoctor
Oct 07, 2024

Estou ausente de Nanuque, apesar de ser filho da terra.

Acredito que o atual prefeito foi muito bem avaliado., por isso mereceu a reeleição!

Parabéns pelo ato cívico.

Parabéns Zezinho.

Like
bottom of page