FRANK GARCIA FORMALIZA CANDIDATURA A PRESIDENTE DA CÂMARA DE NANUQUE
- profademircomunica
- 18 de out. de 2022
- 3 min de leitura
Outros quatro vereadores também manifestaram intenção: Elienis, Elson, Bruno e Joselício
Expectativa, agora, é saber se o prefeito Gilson Coleta vai ou não interferir no processo

O atual presidente José Osvaldo e três dos cinco postulantes: Frank, Elienis e Elson
(As três fotos menores foram extraídas do site oficial do TSE - eleições 2020)
No Brasil, por inteiro, todas as atenções se voltam para o 2º turno da eleição presidencial, marcado para o dia 30 deste mês, com os candidatos Lula (PT) e Bolsonaro (PL) na disputa. Já no âmbito da Câmara de Nanuque, outra eleição de presidente mobiliza as atenções – e as preocupações – dos vereadores: quem irá comandar o Poder Legislativo Municipal no próximo biênio, entre 1º de janeiro de 2023 e 31 de dezembro de 2024?
Na reunião dessa segunda-feira (17), o vereador Frank Albert Garcia, eleito pelo partido Avante, formalizou sua decisão de concorrer ao posto que hoje é ocupado por José Osvaldo Lima dos Santos (PROS). Frank anunciou publicamente e pediu ao presidente que marque o dia e hora da eleição com uma antecedência de, pelo menos, 24 horas, protocolizando ofício na secretaria da Câmara.
Na mesma reunião, outros quatro vereadores manifestaram verbalmente a intenção de concorrer à presidência da Mesa Diretora: Elienis Oliveira Santos Tigre (União Brasil), Elson de Souza Lima (PT), Bruno Salomão dos Santos (PROS) e Joselício Medina (Podemos).
CÂMARA “SEM OPOSIÇÃO”
Observadores da política local afirmam que, dos quatro, a menor possibilidade de sucesso é a de Bruno Salomão, mesmo sendo do mesmo partido do prefeito Gilson Coleta. Elienis Tigre, atual vice-presidente, esposa do ex-prefeito Fábio Garcia Tigre, o Gordinho, parece contar com o apoio da maior parte da bancada governista, enquanto Elson Lima aparece como candidato independente, “em processo de diálogo” com outros três colegas, segundo afirmação do próprio. Por sua vez, Joselício já faz parte do grupo liderado por Frank.
Na interpretação de alguns, a Câmara não tem uma bancada que possa ser considerada "de oposição” a Gilson. Frank elegeu-se pelo Avante, partido comandado pelo ex-prefeito Roberto de Jesus, que vem intensificando ações políticas de oposição ao atual prefeito, mas a relação do vereador com Gilson é harmoniosa, inclusive a sua esposa Josélia Amaral é a secretária de Obras e Serviços Urbanos do Município desde o ano passado.
No início do ano, quando começou a se falar das articulações para a próxima presidência da Câmara, o nome de Bruno Salomão chegou a puxar os indicadores, mas sua a condução política na Câmara costuma ser vista pelos colegas como “personalista”, talvez atribuída ao fato de ser o vereador mais novo (faz 37 anos em dezembro).
EM CASO DE EMPATE, ASSUME A PRESIDÊNCIA O VEREADOR MAIS VELHO
Se as candidaturas de Frank, Elienis e Elson ganharem musculatura para ir até o final, com dois ou três na disputa, a hipótese de empate não pode ser descartada, como já aconteceu em legislaturas passadas. Nesse caso, diz o regimento interno da Câmara que o vereador mais velho assume a presidência.
No caso, Elson fez 58 anos em abril, Elienis completou 49 em agosto e Frank tem 46 (faz 47 em janeiro).

GILSON VAI INTERFERIR?
No início do mandato, em janeiro de 2021, a vitória de José Osvaldo Lima dos Santos não motivou nenhuma intriga, tudo foi apaziguado levando em conta vários fatores: eleito pelo PROS de Gilson, ser o mais velho (61 anos na época) e já ter sido vereador em legislaturas passadas, portanto, com experiência de plenário, além do perfil de político moderado.
Considerando o estilo político de Gilson, sossegado e normalmente inclinado a respeitar e não interferir nos assuntos do Poder Legislativo, quase ninguém se arrisca a dizer que o prefeito topará uma eventual intromissão. Mas, no campo da política, tudo é possível.
<>





Comentários