top of page

PROJETO DE ELSON LIMA CRIA LEI DA CULTURA POPULAR EM NANUQUE

  • profademircomunica
  • 13 de ago.
  • 1 min de leitura

Finalidade é valorizar, preservar e salvaguardar nossa identidade cultural e manifestações tradicionais


ree

O Projeto de Lei nº 053/2025, apresentado pelo vereador Elson de Souza Lima (PT) na reunião de segunda-feira (11/8) da Câmara , institui a institui a Lei da Cultura Popular de Nanuque, com ações visando à valorização, preservação e salvaguarda das culturas populares e tradicionais no âmbito do Município.


Em linhas gerais, são definidas como formas da cultura popular e tradicional, entre outras, a língua, a literatura, a música, a dança, os jogos, a mitologia, os rituais, os costumes, o artesanato, a arquitetura e outras artes.


BASE DA IDENTIDADE DO POVO BRASILEIRO, MINEIRO E NANUQUENSE


Em sua justificativa, Elson deixa claro: "Inegavelmente, a cultura é fundamento importante da existência humana, da nossa condição enquanto ser social e da nossa identidade. A cultura popular e tradicional é base da identidade do povo brasileiro, mineiro e nanuquense".


"As manifestações culturais relatam a nossa história, divulgam e fortalecem nossas riquezas materiais e imateriais. Mas, sobretudo, constituem nossa identidade como povo. Apesar, porém, de cumprirem um papel social importantíssimo, por muitas vezes as culturas populares e tradicionais foram compreendidas como cultura de menor relevância, e seus mestres e mestras, tratados de modo indigno e desrespeitoso, sobretudo quando comparados os tratamentos dados em eventos a artistas brancos e reconhecidos àqueles dados aos mestres e mestras da cultura popular, muitas vezes negros, periféricos, o que revela o racismo estrutural ainda tão presente no Brasil."

O projeto deverá ser votado no decorrer deste mês e, se for aprovado, seguirá para a sanção do prefeito Gilson Coleta.


Veja a íntegra do documento.


ree
ree

ree

Comentários


bottom of page