EXPLODEM CASOS DE CHIKUNGUNYA EM NANUQUE: AUMENTO DE 140,7% EM UMA SEMANA
- profademircomunica
- 22 de mar. de 2023
- 2 min de leitura
Confirmação é da Secretaria de Saúde de MG

Uma semana foi o bastante para que o número de casos confirmados de chikungunya em Nanuque aumentasse 140,7%, segundo o boletim epidemiológico que a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) divulgou na segunda-feira passada (20).
No boletim da semana anterior, do dia 13, a SES apontava 27 casos, e agora são 65. Os registros de dengue também subiram, só que de forma menos acelerada: de 469 para 589, aumento de 25,6%. Nenhum caso de zika.


NO ESTADO
Até 20/03, Minas Gerais registrou 105.439 casos prováveis (casos notificados exceto os descartados) de dengue. Desse total, 35.678 casos foram confirmados para a doença. Há 13 óbitos confirmados por dengue em Minas Gerais e 52 óbitos em investigação.
Em relação à febre Chikungunya, foram registrados 32.572 casos prováveis da doença, dos quais 9.306 foram confirmados. Até o momento, foram confirmados dois óbitos por Chikungunya em Minas Gerais e 13 estão em investigação.
Quanto ao vírus Zika, até o momento foram registrados 130 casos prováveis. Há seis casos confirmados para a doença e não há óbitos por Zika em Minas Gerais, até o momento.
VEJA O BOLETIM DE 20/3 DA SES-MG
CHIKUNGUNYA
É uma doença infecciosa febril, causada pelo vírus Chikungunya (CHIKV), que pode ser transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus. O início dos sintomas ocorre de um a dez dias após a picada do mosquito, podendo chegar a doze dias – o chamado período de incubação. Os sintomas são febre de início repentino e dores intensas nas articulações, principalmente de pés e mãos – dedos, tornozelos e pulsos, associadas ou não à presença de edema. Podem ocorrer, também, dores nas costas, cefaleia, mialgia e manchas vermelhas na pele. Cerca de 70 % dos indivíduos infectados por febre de chikungunya desenvolvem sintomas. Pessoas que estiveram, nos últimos 14 dias, numa cidade com presença do Aedes aegypti ou com transmissão da febre de chikungunya e apresentarem os sintomas citados devem procurar uma unidade de saúde para avaliação.
<>





Comentários