DJALMA PROPÕE INSTITUIÇÃO DO DIA MUNICIPAL DO CATÓLICO
- profademircomunica
- 16 de set.
- 1 min de leitura
Vereador apresentou proposta na Câmara e lembrou que 50,6% da população nanuquense é composta de católicos, segundo o IBGE

Com a Indicação nº 175/2025, apresentada na noite desta segunda-feira (15/9), durante reunião da Câmara, o vereador Djalma Moreira (Solidariedade) sugeriu a criação do Dia Municipal do Católico.
O autor lembrou que o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou em junho deste ano os dados de religião do Censo de 2022, atualizando as informações sobre a distribuição religiosa da população brasileira.
Segundo os dados oficiais, Nanuque possui um percentual de católicos de 50,6% da população. Em segundo lugar estão os evangélicos, com 34,6%. Em terceiro aparece o grupo dos “sem religião”, que alcança 9,8%. Outras religiões citadas, como espírita, candomblé e outras aparem com percentuais bem menores.
Ele considera oportuno criar em Nanuque o Dia Municipal do Católico, a ser celebrado anualmente no dia 29 de junho, em alusão à solenidade litúrgica de São Pedro e São Paulo, considerados pilares da Igreja Católica Apostólica Romana.
Djalma assumiu o compromisso de apresentar o respectivo Projeto de Lei, para que, depois de votado nesta Casa, se for aprovado e sancionado pelo prefeito Gilson Coleta, a data possa fazer parte do calendário oficial de eventos do Município, com o objetivo de valorizar a fé católica, reconhecer a atuação das comunidades católicas locais e promover ações de natureza religiosa, cultural e social.
Veja documento.

<>





Comentários