top of page

BIBLIOTECA PÚBLICA DE NANUQUE JÁ ESTÁ ABERTA AO PÚBLICO, DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA

  • profademircomunica
  • 11 de jan. de 2022
  • 2 min de leitura

Criada há 49 anos, possui acervo estimado em 20 mil livros


A bibliotecária Jussara Feitosa de Santana e Rejane Santos Francisco, auxiliar de biblioteca, durante estande montado na 1ª Feira Cultural de Nanuque, realizada em dezembro



As aulas ainda não começaram na rede municipal de ensino, mas a Biblioteca Pública Municipal de Nanuque já está em pleno funcionamento, em período de férias, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30.



Batizada com o nome de Francisco Badaró Júnior, ex-deputado federal por Minas Gerais, falecido em 1970, a biblioteca existe desde 1973, quando foi registrada no Instituto Nacional do Livro, e hoje faz parte do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Minas Gerais, recebendo orientação da Superintendência de Bibliotecas Públicas do Estado de Minas Gerais e mantida pela Prefeitura de Nanuque. Funciona na Rua Araçuaí, 237, Centro, em uma sala do prédio da Secretaria Municipal de Educação.


Pai e filho: Francisco Badaró (denominação da Biblioteca Pública de Nanuque) e Murilo Badaró (denominação do Estádio Municipal)



Instalada durante o segundo governo do ex-prefeito Geraldo Romano (1973-1976), a denominação de “Francisco Badaró Júnior” teve a intenção de homenagear o pai de Murilo Paulino Badaró, ex-deputado federal majoritário de Nanuque, senador e ministro, falecido em 2010. Murilo contribuiu para algumas ações desenvolvidas na cidade, inclusive o funcionamento da extensão da Universidade Santos Dumont (USD), de Governador Valadares, no início da década de 1980, no mesmo prédio onde a biblioteca hoje funciona, e herdou todo o acervo da antiga faculdade.




ACERVO DE APROXIMADAMENTE 20.000 LIVROS


Segundo a bibliotecária Jussara Feitosa Santana, atualmente o acervo é estimado em 20.000 livros, das variadas áreas do conhecimento humano: literatura brasileira, literatura estrangeira em geral e Literatura infanto-juvenil. A biblioteca também possui um rico arquivo histórico da cidade, com fotos de revistas e livros sobre a história do Município.


São desenvolvidos projetos de leitura, com contação de histórias, várias exposições temáticas que foram apresentadas à comunidade, além da mediação de leitura junto aos estudantes que frequentam. Para manter o seu funcionamento, existem três servidoras públicas - uma bibliotecária responsável e duas auxiliares de biblioteca.


“A biblioteca conta com a colaboração da comunidade que doa livros além de contribuir para compra de novos livros para o acervo”, explicou Jussara.


Para 2023, deverá acontecer um grande evento para assinalar o 50º aniversário da biblioteca.


NOSSAS REDES SOCIAIS:
BIBLIOTECA PÚBLICA FRANCISCO BADARÓ JÚNIOR
BIBLIOTECA_publica_nanuque
E-MAIL:
bibliotecapmfbj@gmail.com
Telefone:
(33) 3621-1705

<>

Comments


bottom of page