ARTISTA DE PRESTÍGIO INTERNACIONAL É DESTAQUE NO 1º FESTIVAL CULTURAL DE NANUQUE
- profademircomunica
- 8 de dez. de 2021
- 2 min de leitura
Como parte do 73º aniversário de Nanuque, evento acontece nos dias 17 e 18 deste mês com valorização dos artistas da terra

Pereira da Viola: atração internacional
Nas comemorações alusivas aos 73 anos de emancipação política de Nanuque, data comemorada em 27 de dezembro, a Prefeitura de Nanuque promove nos dias 17 e 18 (sexta e sábado da próxima semana), na Praça Américo Machado, o 1º Festival Cultural.
O evento terá shows musicais, com valorização dos artistas da terra, feira de artesanato, comidas típicas, exposição da agricultura familiar e várias atrações que serão anunciadas no decorrer da semana, começando sempre às 19 horas.

A iniciativa partiu da secretária municipal de Cultura, Naiara Lima, imediatamente aprovada pelo prefeito Gilson Coleta e pelo vice-prefeito Gilmar Alemão, que abraçaram a ideia, prometendo para 2022 um evento muito mais recheado de atrações.

Naiara, Gilson e Alemão: um novo olhar sobre a Cultura nanuquense
PEREIRA DA VIOLA: NOME INTERNACIONAL
Esta primeira edição traz como atração principal o cantador, violeiro e compositor Pereira da Viola, hoje reconhecido internacionalmente, com shows agendados em países da Europa, como Bélgica, Alemanha, França e outros, além de vizinhos da América do Sul e cidades dos EUA.

Pereira em dois momentos: em 1987, durante show na Casa de Cultura de Serra dos Aimorés, e atualmente (arquivo NEXUS-OBJETIVO - Prof. Ademir Jr.)
Pereira tornou-se ícone da viola caipira, mas seu início de carreira aconteceu aqui no Vale do Mucuri, nos anos 1980, quando incrementava seus primeiros acordes e canções, morador da vizinha Serra dos Aimorés, a 15 km de Nanuque. Por várias vezes, cantou em Nanuque durante comícios eleitorais, shows de música regional, festivais e encontros de amigos.
Embora seja um artista ligado essencialmente à cultura mineira, à sua raiz no interior, é também um instrumentista universal. Ele é capaz de tirar da viola – instrumento de origem europeia – uma inusitada versão de Carmina Burana, por exemplo, ou do famoso “Bolero” de Ravel e obras da música erudita, sem perder a qualidade e o batido típico aprendido junto a seus mestres das Folias de Reis.
Já ganhou vários prêmios importantes da música, como o 4º Prêmio Inezita Barroso, oferecido anualmente pela Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) a artistas de referência na música caipira raiz, o "Prêmio Nacional de Excelência da Viola Caipira", que depois passou a se chamar "Prêmio Rozini de Excelência da Viola Caipira", e tantos outros.
ORIGEM - Nascido em Comunidade Quilombola de São Julião – distrito de Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri em Minas Gerais, uma das regiões mais pobres do país, negro, trabalhador rural, poeta, cantor, folião e violeiro, aclamado pela crítica como um gênio em sua arte, Pereira da Viola é, organicamente, um dos porta-vozes de uma expressiva parcela do universo rural brasileiro. Pereira é filho de foliões: João Preto (sanfoneiro) e Mãe Augusta (cantora de Folia de Reis e de todo tipo de cantigas de roda, batuques, entre outras).
Comments