top of page

LULA EM NANUQUE AINDA NO 1º SEMESTRE DO ANO: LEO COSTA CONTA COM EMPENHO DO PREFEITO DE T. OTONI E DEPUTADOS DO PT VOTADOS AQUI NA CIDADE

  • profademircomunica
  • 5 de jan. de 2024
  • 3 min de leitura

Presidente da República fez comício em frente à Prefeitura 42 anos atrás, quando tinha 36 anos de idade


ree

Fotomontagem: Leo Costa, pré-candidato a prefeito de Nanuque pelo PT, e Daniel Sucupira, prefeito de Teófilo Otoni pela segunda vez, também pelo PT: esforço integrado com apoio dos deputados petistas votados em Nanuque para trazer o presidente Lula a Nanuque no decorrer do 1º semestre deste ano

 

Durante a campanha para as eleições de 6 de outubro próximo, uma das metas da direção municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) é tentar trazer o presidente Luiz Luiz Inácio Lula da Silva a Nanuque, repetindo a histórica visita feita no dia 30 de agosto de 1981, há 42 anos.

 

Se depender do pré-candidato a prefeito da legenda, empresário Leo Costa, vai dar certo. “Acredito que vamos ter o nosso presidente aqui, de preferência ainda no primeiro semestre deste ano. Já estou mantendo contato com o companheiro Daniel Sucupira, prefeito de Teófilo Otoni, com alguns dos deputados do PT votados em Nanuque nas eleições de 2022, e, inclusive, ministros do Governo Federal, a exemplo do ministro Alexandre Padilha, que já se colocou à nossa disposição para o que precisarmos. Todos nós do PT local vamos fazer o possível e o impossível para trazer o presidente Lula às terras nanuquenses”, disse ele.

 

PRESENÇA EM TODOS OS ESTADOS

 

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou no final de dezembro que Lula estará presente em todos os Estados do país no primeiro semestre para fazer entregas do governo, acrescentando que 2024 será um ano de “menos lançamentos e mais entregas”.

 

As viagens de Lula pelo país se concentrarão nos primeiros seis meses do ano devido às restrições impostas pelas eleições municipais de outubro.

 

ree

Foto-arquivo: momento do discurso de Lula no dia 30 de agosto de 1981, durante comício em frente à Prefeitura de Nanuque

 

LULA ESTEVE EM NANUQUE EM AGOSTO DE 1981

 

A se confirmar a presença de Lula, será a segunda visita ao Município. A primeira aconteceu quase 42 anos atrás, no dia 30 de agosto de 1981, um domingo pela manhã, quando participou de comício no coreto municipal, em frente à Prefeitura. Na época, Lula tinha 36 anos; hoje tem 78.

 

O PT de Nanuque dava os primeiros passos e, logo no ano seguinte, nas eleições de 1982, lançaria seu primeiro candidato a prefeito, o comerciário Ijail Amaral, tendo a professora Sandra  Figueiredo Serafim, falecida ano passado, como vice.

 

INÍCIO DA CAMINHADA POLÍTICA

 

Foi uma das primeiras aparições públicas de foco político-eleitoral de Lula, até então líder do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo e Diadema, em São Paulo. Por liderar as greves dos metalúrgicos do Região do ABC Paulista no final dos anos 1970 e início dos anos 1980, Lula foi preso, cassado como dirigente sindical e processado com base na Lei de Segurança Nacional.

 

Durante o movimento grevista, a ideia de fundar um partido representante dos trabalhadores amadureceu e, em 1980, Lula juntou-se a sindicalistas, intelectuais, representantes dos movimentos sociais e católicos militantes da Teologia da Libertação para formar o Partido dos Trabalhadores (PT), do qual foi o primeiro presidente.

 

DEPUTADO E PRESIDENTE AGORA NO 3º MANDATO - Depois de ser eleito deputado, na década de 1980, Lula foi candidato a presidente da República nas eleições de 1989, 1994 e 1998, até ser eleito o 35º presidente do Brasil em 2002, governando por dois mandatos - de 1º de janeiro de 2003 a 31 de dezembro de 2010.

 

LULA MANIFESTA DISPOSIÇÃO PARA VIAJAR

 

O próprio Lula já mandou recado aos aliados que fará uma série de viagens pelo Brasil em 2024, visando fortalecer as candidaturas a prefeito, vice-prefeito e vereador dos seus aliados.

 

O objetivo estratégico é eleger um maior número de prefeitos e vereadores alinhados com o PT e ampliar a influência política do partido em âmbito municipal.

 

Ao longo de 2023, Lula se dedicou a viagens internacionais, argumentando a necessidade de restaurar o prestígio do Brasil no cenário global após o governo Bolsonaro, conforme comunicou seus eleitores em 2022.

 

Agora, o ex-presidente pretende canalizar seu capital político para impulsionar candidatos alinhados ao PT, mesmo antes do período eleitoral, dialogando com bases que apoiam o governo federal. A estratégia envolve a articulação com prefeitos, governadores, deputados e senadores ao longo do próximo ano, com o intuito de construir uma base sólida para as eleições de 2024.

 

<> 


 
 
 

Comentários


bottom of page