AGÊNCIA DO INSS EM NANUQUE VAI RECEBER DOIS PERITOS MÉDICOS FEDERAIS PARA ACELERAR ANÁLISE DE BENEFÍCIOS
- profademircomunica
- 4 de ago.
- 2 min de leitura
As nomeações começaram dia 30 de julho e seguem durante agosto em todo o País

Hegley Amaral, gerente local do INSS
As agências da Previdência Social de todo o País começaram a receber 500 novos peritos médicos federais, aprovados em concurso realizado pelo Ministério da Previdência Social após 15 anos. As nomeações começaram no dia 30/07/2025, com a publicação dos primeiros 250 nomes no Diário Oficial da União.
A chegada dos novos profissionais vai reforçar o atendimento e ajudar a reduzir o tempo de espera por perícia médica. Ao todo, 235 municípios serão atendidos.
Para Nanuque, segundo o gerente da agência do INSS, advogado Hegley Fernandes Amaral, serão dois peritos designados. Em breve, será confirmada a data de nomeação dos profissionais. Há muitos anos que a perícia foi desativada na cidade, o que trouxe enormes transtornos e dificuldades.
As pessoas que precisavam realizar perícia médica, por questões de trabalho, saúde ou aposentadoria, em sua grande maioria integrantes de famílias de baixa renda, foram obrigadas ao deslocamento para outras cidades, de MG, BA ou mesmo ES. A perícia é de competência exclusiva de um médico concursado e treinado internamente, que deve possuir conhecimentos de legislação previdenciária.
PERÍCIA - A perícia é uma atividade realizada no INSS para verificação médica com diversas finalidades médicas que serão utilizadas administrativamente para caracterização ou não, conforme a legislação vigente no momento, do direito a um benefício, dentre elas:
1. a verificação da incapacidade laborativa consequente a traumas ou doenças para a concessão de benefícios por incapacidade;
2. a verificação da invalidez para a concessão de benefícios assistenciais;
3. a verificação do enquadramento da doença de que o examinado é portador em várias situações de direito a benefícios fiscais, tais como isenção de pagamento de imposto de renda para aposentados.
O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, destacou que a medida prioriza quem mais precisa. “Os novos peritos irão atuar onde a espera é maior. Esse reforço vai fazer diferença real para o cidadão que aguarda por atendimento”, afirmou. Os 250 profissionais nomeados nesta etapa devem tomar posse já em agosto. O concurso contou com quase 14 mil inscritos e foi realizado pelo Cebraspe no dia 16 de fevereiro de 2025.
Além de Nanuque, em Minas Gerais serão contempladas com novos peritos as cidades de Águas Formosas, Aimorés, Almenara, Araçuaí, Bocaiúva, Brasília de Minas, Conselheiro Pena, Curvelo, Frutal, Guanhães, Itamarandiba, Ituiutaba, Januária, Patrocínio, Pirapora, Taiobeiras e Unaí.
<>
Comentários